terça-feira, 25 de agosto de 2009

Aspectos filosóficos do Systema
Existe uma razão pela qual a Arte Marcial Russa é chamada de Systema. Ela é um conjunto completo de conceitos e componentes de treinamento que melhoram a vida de uma pessoa. Nesse caso, adquirir habilidades marciais é uma maneira de melhorar os sete sistemas fisiológicos do corpo e os três aspectos do ser humano, o físico, o psicológico e o espiritual.
O princípio central do Systema Russo é a não destruição. O objetivo é ter certeza que o seu treinamento e suas atitudes não causem danos ao corpo ou a mente, sua ou a de seus parceiros. Systema foi modelado para criar, construir e fortalecer o corpo, a mente, sua família e seu país.
Outra palavra para Systema é “poznai sebia” que significa “conheça você mesmo”. O que realmente quer dizer “conheça você mesmo”? Não é somente saber quais são suas forças e fraquezas, isso é bom, porém superficial. O treinamento das Artes Marciais Russas é um ótimo caminho para enxergarmos toda a extensão de nossas limitações- para vermos quão orgulhosos e fracos realmente somos. Systema permite que obtenhamos a verdadeira força de espírito que provem da humildade e clareia a nossa visão sobre os propósitos da vida.
As raízes do Systema estão ligadas a fé no Cristianismo ortodoxo Russo, que crê que tudo o que acontece a nós, bom ou mau, tem um único propósito. Que é, criar as melhores condições possíveis para que cada pessoa entenda a si mesmo. O treinamento apropriado tem o mesmo objetivo – colocar cada aluno em situações aonde ele possa perceber o máximo de si mesmo, e lidar com isso em quaisquer momentos.
Uma das primeiras frases de Mikhail Ryabko aos iniciantes é “seja uma boa pessoa e tudo o mais virá a você”. De uma maneira simples e compreensível, Systema ajuda você a escolher e seguir esse caminho.



Nenhum comentário:

Postar um comentário